20 de maio de 2011

Colombianos por 3,2 milhões

Os 82 médicos ganham por ano mais 1,2 milhões do que os portugueses.

Os 82 médicos colombianos contratados pelo Estado português têm um vencimento mensal de 2800 euros – o que representa um gasto de 3,2 milhões de euros num ano. Mais 1,2 milhões de euros do que os 2,06 milhões de euros pagos a idêntico número de médicos portugueses com a especialidade em Medicina Familiar, cujo vencimento bruto é de 1800 euros.

Desta equipa de 82 médicos colombianos, 42 já estão inscritos na Ordem dos Médicos e a exercer em Portugal. Os restantes estão a chegar e serão colocados em Lisboa, Alentejo e zona Centro. Há ainda quatro médicos colombianos inscritos na Ordem que já exerciam no País. Para suprir a falta de médicos, deverão chegar mais oito da Costa Rica e um número ainda não apurado de médicos da América do Sul deverá ser colocado nos Açores.

A decisão de contratar os profissionais no estrangeiro constitui, segundo a vice-presidente do Sindicato de Médicos da Zona Sul, Pilar Vicente, um "agravamento dos custos da saúde".

"Desde 2008 que não são abertos concursos para médicos especialistas, pelo que os últimos 100 que entraram continuam como internos, com um ordenado de 1600 euros", disse ao CM.

À falta de novas contratações por concurso público e com a saída de cerca de mil médicos do Serviço Nacional de Saúde, onde trabalhavam 23 mil em 2009, há uma necessidade urgente de encontrar médicos no estrangeiro que aceitem vir para Portugal por um período que não pode exceder os três anos.

FONTE: Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário