16 de maio de 2011

Júlia Pinheiro e Moniz em tribunal

O pára-quedista Fernando Pereira diz que o programa ‘1ª Companhia’, emitido pela TVI, foi plagiado de um formato da sua autoria, e processou responsáveis da estação, como José Eduardo Moniz, na altura director-geral da TVI, e Júlia Pinheiro, que apresentou o reality show. O julgamento começa hoje, às 09h00, e vai decorrer no Tribunal de Oeiras.

"Depois de ter sido várias vezes adiado, o julgamento vai iniciar-se. Serão realizadas duas audiências, sendo que nesta vão estar Pedro Curto, que na altura estava na Endemol, produtora responsável pelo formato, Júlia Pinheiro, a apresentadora, e José Eduardo Moniz", diz ao CM o militar.

"Após registar o formato, com a patente ‘Special Force’, em 2003, apresentei-o à TVI que logo se mostrou interessada e a quem passei o guião. Tive várias reuniões com Júlia Pinheiro [então subdirectora de Programas da TVI] e com Pedro Curto [na data director da Endemol] e enquanto tratávamos de pormenores vejo com enorme surpresa a TVI exibir um programa com o formato do meu e que intitulou de ‘1ª Companhia’", explica. O pára-quedista exige agora uma indemnização de dois milhões de euros. "Desde 2003 que me estão a roubar e prejudicaram--me, pois eu queria iniciar uma carreira nesta área", sublinha.

Fernando Pereira disse ainda ao CM que tinha apresentado o projecto a outros canais. "A SIC estava interessada no formato, mas a Júlia Pinheiro pediu-me para estar quieto porque a TVI estava interessada, portanto agiram de má-fé".

A acção judicial foi interposta em 2006 e desde então o processo tem sofrido vários adiamentos.

FONTE: Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário