25 de maio de 2011

Euromilhões: Uma fortuna gasta com advogados

Cristina Simões e Luís Ribeiro, os ex-namorados de Barcelos, de 24 anos, que ganharam o primeiro prémio do Euromilhões e que se desentenderam por causa do dinheiro, preparam-se para arrecadar cada um cerca de 8,4 milhões de euros. Repartem assim metade dos 15 milhões de euros do prémio e ainda metade dos 1,8 milhões dos juros em quatro anos. Isto a confirmar-se a decisão da Relação de Guimarães.

Mas não vai ser só receber. A factura deste processo milionário deve ultrapassar, ao que o Correio da Manhã apurou, os três milhões de euros, ou seja, 20% do valor total do prémio. Só as custas de tribunal, que ainda não estão fechadas, ascenderão a meio milhão de euros, mas a maior fatia, cerca de 2,5 milhões de euros, vai para os honorários dos advogados.

Embora estejamos perante um processo inédito no País, os causídicos negociaram com os clientes uma percentagem sobre o valor a receber, a exemplo do que acontece nos litígios de seguros. Percentagens essas que variam entre os 10% e os 20%.

Neste caso, no entanto, o pagamento ao advogado de uma percentagem do valor que for decidido pelo tribunal faz mais sentido no caso de Luís Ribeiro, uma vez que, à partida, ele não possuía nada, e o dinheiro estava todo do lado de Cristina Simões. Tanto Mário Figueiredo, do escritório de Gil Moreira dos Santos, que patrocina Cristina Simões, quanto Vasco Cardoso, que defende Luís Ribeiro, se recusam a falar sobre os valores dos honorários.

O processo conta já com duas decisões, do Tribunal de Barcelos e da Relação de Guimarães, no mesmo sentido: a divisão do prémio em partes iguais. Mas ainda não acabou. A defesa de Luís diz que está bem assim, mas a de Cristina admite recorrer para o Supremo Tribunal de Justiça, alegando que os acórdãos foram baseados no depoimento de Luís, "feito pelo próprio, em seu benefício".

FONTE: Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário