25 de outubro de 2011

Adolescente ganhou milhares com burlas na net e iludiu bancos

Um mulher australiana vai levar quatro grandes bancos australianos a tribunal por terem permitido que o filho, menor de idade, usasse as contas bancárias para fazer lavagem de dinheiro.


Em 2007, um jovem com 14 anos encontrou maneira de "contornar o sistema", desculpa a mãe. Através de uma fraude online, levada a cabo no portal de vendas eBay, arrecadou cerca de 200 mil dólares (cerca de 145 mil euros).
A venda de computadores, telemóveis e relógios que não existiam, renderam-lhe cerca de seis mil dólares diários (cerca de 4300 euros), conta a mãe, que agora decidiu processar quatro bancos australianos que permitiram ao filho menor abrir contas bancárias com o dinheiro que ganhava ilegalmente.
A mandatária da acção judicial acusa os bancos Commonwealth, ANZ, NAB e Westpac de ''conduta inconsciente" depois de permitirem ao jovem abrir contas bancárias com inúmeros cartões de débito "sem escrutínio razoável".
A mãe conta que tentou junto dos bancos encerrar as contas do filho que sabia terem dinheiro de origem ilegal. As entidades bancárias terão invocado a lei de privacidade e nada fizeram.
''Ele é um rapaz inteligente que descobriu como enganar o sistema'', disse a mãe ao jornal Australia's Sun Herald. ''Como sua mãe e tutora legal implorei aos bancos para que parassem de lhe dar contas e cartões de débito. Mas nada adiantou''.

A Imprensa australiana revela que o jovem, agora com 19 anos, enganou o Commonwealth Bank, conseguindo abrir uma conta com uma certidão de nascimento falsa, fazendo-se acompanhar por um amigo maior de idade, que afirmava ser o seu tutor legal.
Há cerca de quatro anos, a vida que o jovem levava despertou desconfiança na família. Os jantares em restaurantes caros e os fins-de-semana fora com os amigos em hotéis de luxo fizeram nascer as suspeitas. Pouco tempo depois, a mãe encontrou um bloco de notas onde o filho detalhava as transacções de milhares de dólares no eBay.
A mulher descreve o filho, que entregou 15 vezes à polícia durante os últimos quatro anos, como "um rapaz inseguro" que fez o que fez "para impressionar".




FONTE: Jornal de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário