15 de setembro de 2011

CP tem de pagar 500 milhões até ao fim do ano

Necessidades de financiamento das empresas estatais este ano são de 3,5 mil milhões de euros.

A CP terá de pagar 500 milhões de euros até ao final deste ano, adiantou, ao Diário Económico, fonte oficial da transportadora ferroviária nacional. Um montante que se inscreve nos 3,5 mil milhões de euros de dívida do Sector Empresarial do Estado (SEE) que vence entre Agosto e Dezembro próximo, e que consta dos mais recentes documentos de actualização do memorando da ‘troika' e de acompanhamento do Fundo Monetário Internacional (FMI).

"Até final do ano o serviço da dívida ascende a 250 milhões de euros a bancos e outras entidades financiadoras. Vence também até final do ano um empréstimo de curto prazo, concedido pela DGT [Direcção-Geral do Tesouro] de 250 milhões", esclareceu a referida fonte da CP. "No que se refere aos anos seguintes, é informação que não está disponível", acrescentou.

Os 3,5 mil milhões de euros são as necessidades de reestruturação financeira que as empresas do SEE têm de cumprir do âmbito do vencimento das maturidades dos diversos empréstimos e endividamentos contraídos junto da banca e de diversas outras entidades. Apesar de ainda não existirem dados concretos sobre esta questão, presume-se que a grande fatia destas necessidades de financiamento do SEE ocorram nas empresas do sector dos transportes.

FONTE: Diário Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário