Alteração da taxa de IVA mínima de 6% nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama está em análise e pode ir até à taxa máxima de 23%.
A subida da taxa mínima de IVA de 6% nas portagens sobre as pontes 25 de Abril e Vasco da Gama é uma probabilidade cada vez mais real. Segundo diversas fontes do sector contactadas pelo Diário Económico, vai ganhando força entre o Governo a defesa de que essa alteração do IVA passe para a taxa máxima, actualmente nos 23%.
Contactada pelo Diário Económico, fonte oficial da Estradas de Portugal escusou-se a comentar esta questão. Mas é certo que a concessionária-mãe do parque rodoviário nacional está a estudar este cenário, segundo indicação da tutela conjunta do Ministério da Economia e das Finanças.
A subida da taxa de IVA dos actuais 6% para o escalão máximo dos 23% poderá render aos cofres do Estado qualquer coisa como cerca de dez milhões de euros por ano, sem contar com o efeito negativo do decréscimo de receitas de tráfego que esse aumento de custos para o utilizador poderá gerar, pelo menos a curto prazo.
FONTE: Jornal Económico
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário