Uma criança de cinco anos marcou as manchetes americanas da semana passada, após aparecer num concurso de beleza infantil com seios falsos.
A criança apareceu como concorrente no "Toddlers and Tiaras", um programa televisivo norte-americano sobre concursos de beleza infantis, com um falso peito, maquilhagem e uma peruca loira, numa recriação da cantora Dolly Parton.
A mãe, Lindsay Jackson, recusa qualquer acusação de estar a transformar a filha num alvo para predadores sexuais, alegando que "os pedófilos procuram adolescentes em fatos-de-banho - não procuram crianças que usam maquilhagem e que parecem adultas".
Maddy participou no seu primeiro concurso, em 2007, com apenas seis meses de idade. Aos dois anos, a menina já arrecadava prémios no valor de 5000 dólares, algo como 3600 euros. A mãe, Lindsay, explicou que, apesar da controvérsia, o dinheiro ganho nos concursos será canalizado para a educação da criança.
O fato de Dolly Parton usado por Maddy, pertencia a Lindsay que, até aos 23 anos, também participou em concursos de beleza. Citada por uma revista norte-americana, a mãe defende que "as pessoas acham inapropriado, mas vestiriam assim as crianças por dinheiro".
Lindsay afirma que não entende a polémica em torno dos seios falsos da filha. "É teatral - é apenas um fato. É uma diversão inofensiva", explica. Em resposta aos críticos que a acusam de tentar viver as suas fantasias através de Maddy, Lindsay limita-se a concordar: "Que pai/mãe não tenta viver através dos filhos?".
A mãe da concorrente defende que no seio dos concursos não foi alvo de críticas e que, em alguns casos, até recebeu elogios. Quanto à maquilhagem que usou na filha, Lindsay afirma não ter preocupações uma vez que "os produtos são testados". "As mulheres usam maquilhagem. Porque é que as crianças não podem?", acrescenta.
Uma especialista em psicologia, Joan Freeman, considera "inapropriado" o comportamento de Lindsay com a filha e alerta para efeitos a longo prazo: "A Maddy (...) vai crescer com a ideia de que precisa de apresentar uma imagem em vez de ser ela própria".
Contudo, Lindsay afirma que caso a filha queira deixar os palcos dos concursos de beleza, não se irá opor: "Vou apoiá-la naquilo que ela quiser fazer da vida".
FONTE: Correio da Manhã
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário